O ônibus cantinho do céu? Por Cristovão Lemos 15 julho 2010 em 22:06 e Nenhum Comentário


Por: Sidney Santos

02h40min. Esse é o tempo em média que leva um morador do bairro do Jardim Eliana até o bairro de Interlagos no ônibus “cantinho do céu/Cocaia” para ir trabalhar.

Grande ironia esse nome “cantinho do céu”, pois os moradores desse bairro vivem verdadeiro inferno dentro desses coletivos que são grandes latões ambulantes que mais parece um forno do que um transporte; a reportagem foi até o local onde constatou essa grande humilhação vivida pelos moradores do bairro

Clemência Inácia da Costa, 48 anos empregada doméstica, acorda todos os dias as quatro da manha para ir trabalhar, onde entra às 8hs “espero quase 1 hora para sentar todos os dias” desabafa.

Mãe de dois filhos e sem marido para ajudar nas despesas de casa, ela conta que o itinerário é um martírio, pois os ônibus são muito apertados e a linha constantemente é assaltada.

Já Leonardo Francisco de Mello, 19 anos, cobrador do ônibus conta que trabalha de 12 a 13hs por dia e chega a carregar 1000 passageiros diariamente.

Quando perguntado o valor do seu salário, balança a cabeça de um lado para outro e fala que recebe R$900,00 mensais.

“Se eu for assaltado, tenho que pagar do meu bolso” desabafa e “Se alguém vomita, eu também tenho que limpar” completa.

Leonardo presenciou por diversas vezes brigas constantes dentro dos coletivos onde sofre diversas ameaças por causa das situações estressantes que os passageiros acabam sofrendo.

“gostaria que o prefeito viesse fazer uma viagem aqui com a gente… só um dia! é muito mais fácil ir para a praia do que pegar esse ônibus”  completa e finaliza.

Deixe um comentário