Guia de artesanatos do bairro da Liberdade Por Cristovão Lemos 16 junho 2011 em 11:50 e Nenhum Comentário

Por Sidney Santos

Quem passeia pelo bairro da liberdade logo se depara e se identifica com imagens que lembram grandes filmes americanos. Com suas ruas postes e lanternas da típica Chinatow de São Francisco nos EUA. O bairro da liberdade é um grande atrativo para quem quer passar um dia agradável com familiares ou com o parceiro e abriga diversos tipos de entretenimentos desde a culinária japonesa e chinesa até os mais diversos artesanatos.

Aos domingos é realizado a Feira da Liberdade na Praça da Liberdade na Rua Galvão Bueno e de fácil acesso para quem vai de metrô é um passeio que a vale à pena conferir. Elaborado e construído na década de 1970, a Praça é recheada de lojas típicas podendo ser encontrado quase que de tudo, lá se concentram, lojas de presentes, lojas de cosméticos e de importados além do belo artesanato, dentre outras coisas.


 É o caso do senhor Osaka, japonês que ainda “arranha” no português e que a mais de 10 anos trabalha fabricando, na hora, amuletos da sorte de diversos tamanhos que varia de pequenos pedaços a grandes lenços que pode chegar a 2 metros tornando-se objetos de decoração. “brasileiros me receberam muito bem e agradeço pelo carinho” relata.

Além da diversidade de artesanatos e da grande venda que se estabeleceu no local, observada mais tarde por estrangeiros, encontramos a chilena Maria Thereza castro, 63 anos e há 17 trabalhando no bairro “Quando casei viajei o mundo, porém no Brasil encontrei minha segunda pátria” revela.

Thereza que trabalha com a filha e a neta relata que já está no Brasil há 30 anos e que até hoje acha engraçado quando as pessoas chegam à sua banca procurando um japonês e acabam encontrando uma chilena. Ela vende e decora luminárias típicas japonesas e desenha como ninguém uma série letras e cores. O preço das luminárias varia em média de 18 a 27 reais dependendo do tamanho da luminária, e segundo ela muitas de suas obras estão em diversas partes do mundo. “Quando minha filha era bebê ela dormia embaixo da banca hoje é minha neta que dorme” relata sorrindo e apontando para debaixo da banca mostrando o bebe dormindo.

A feira de artes e artesanato acontece aos domingos no Bairro da Liberdade e lá são encontrados diversos artesanatos, lanternas japonesas, luminárias, bonsai e etc. O bairro mostra a identidade e a cultura seja nas ruas, nos prédios, e até no sorriso das pessoas.

Como chegar: Estação Liberdade do Metrô

Deixe um comentário